sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sugestão de cardápio pra semana!

 Não tem segredo nenhum, arroz, picadinho de carne com cebola e tomate refogado, purê de mandioquinha salsa e salada de tomate, um prato simples, porém muito sabororoso, feito com capricho tem as várias texturas com sabores peculiares.... o purê de mandioquinha fica maravilhoso, combina muito bem com o picadinho.....  e aí..... deu água na boca?

Pra fazer o picadinho, mande cortar bifes de coxão mole, ao chegar em casa, bata bem eles com um martelo de carne, até ficar bem fino;   depois corte em tiras, aí tempere, eu coloco alho cebola, um pouco de vinagre e sazon; leve em uma frigideira alta,  primeiramente a cebola em tiras e quando elas já estiverem dourando você vai colocando as fatias de carne sobre elas, quando já estiverem bem douradas de uma lado vire e acrescente o tomate bem picadinho, quando tudo começar a "estalar" na frigideira, aí você pode com um garfo mexer e virar novamente caso necessário; o tomate e a cebola vão desmanchar e ficará só o sabor, você pode acrescentar 2 colheres de sopa de vinho pra dar um sabor a mais. O tomante e a cebola ajudam a umedecer a carne, pouca gente gosta de bife seco, e assim você não precisa usar muito óleo.

Pra fazer o purê de mandioquinha, é só descascar e cozinhar bem até elas quase desmancharem e com um garfo amassá-las até ficar uma pasta, em uma panela coloque bastante margarina (umas 2 colheres de sopa bem cheias) e quando estiver derretida acrescente a mandioquinha, sal e meio copo de leite, mexa bem e deixe engrossar, se ficar muito grosso e pouco cremoso, acrescente mais leite até ficar em um consistência agradável. Acerte o sal. Pode deixá-la bem cremosa pois ele endurece conforme for esfriando.

Uma excelente troca, se você já cansou do bife com purê de batata ou batata-frita.... e uma ótima forma de introduzir o sabor da mandioquinha para as crianças!

Nenhum comentário:

Comente pelo face