domingo, 10 de março de 2013

Decoração de uma quitinete pequena!

No site da Casa.abril.com.br, saiu uma matéria bem legal, mostrando a decoração de uma quitinete de apenas 28m². Pra quem mora em um "apertamento" ou mesmo uma quitinete, vale á pena conferir as dicas de decoração e como dá pra deixar tudo arrumadinho, bonito e funcional, mesmo morando em um ambiente muito pequeno, confiram:

Quem chega, dá de cara com esse cenário bonito, essa parede de cobogós amarelos que separam os ambientes sem deixar de integrá-los, além dessa cozinha super  animada com móveis de madeira prontos, pia em inox, geladeira pequena que coube abaixo do armário e com esse painel preto em porcelanato com estampa de caveirinha, que além de decorar, protege a área molhada da pia. Um fogão pequeno e discreto fica na mesma altura e tem o tamanho certo para a parede. Não se esqueça de fazer a medição de móveis e eletrodomésticos na hora de fazer a compra ou o projeto de decoração, linhas retas trazem harmonia para um ambiente que precisa ser limpo e funcional. O cobogó amarelo disfarça a entrada do banheiro e um pequeno armário ao lado da geladeira.
Na entrada da quitinete, ao lado da porta fica o sofá onde as visitas se acomodam, fica do lado da cama, onde tem um quarto aberto que a proprietária não teve vontade de esconder. Entender que os ambientes devem ser todos integrados é o passo n°1 de quem irá morar em um micro espaço! Reparem que o mini criado-mudo tb serve de mesinha lateral para o sofá. O sofá tem uma pinta vintage pois era da prima da avó da dona, como era imenso, ela mandou cortar e adaptar ao tamanho que ela precisava, no caso, se for comprar ou garimpar, procure um sofá pequeno de 2 lugares, ou até um sofázinho cama que já terá duas funções dentro de casa.

No quarto, móveis de cores diferentes com uma cama bem funcional, uma decoração clean, porém colorida, móveis pequenos como o guarda-roupa de apenas 3 portas+cômoda pequena que tb serve de aparador+ mini estante branca que serve de apoio para o dvd e afins. Procure móveis de cores claras, faça a medição correta e planejamento de onde irão ficar para que vc não compre errado, procure os mais funcionais e compactos, mesmo que isso custe um pouco mais (ou não!) será mil vezes melhor do que ficar com algo atrapalhando o meio do caminho.

Bem em frente á porta, há uma pequena parede erguida que serviu de apoio para o ar-condicionado e tb para seu mini escritório, para maior privacidade e sensação de conforto foi instalada uma cortina do chão ao teto, que restringe bem a lur solar, já que a janela é somente de vidros. Como o espaço da cozinha é um corredor pequeno, a moradora optou por aproveitar o espaço em frete a abertura grande para a cozinha, como ela mora sozinha apenas uma cadeira fica junto á mesa, mas se receber visitas é só puxar para o lado a cadeira que fica junto ao computador, que propositalmente é do mesmo modelo, o mesmo objeto caminha por vários lugares na casa com multiplas funções, esse é o objetivo! Pequenas e coloridas luminárias trazidas de Buenos Aires foram colocadas na entrada da cozinha pra trazer um charme a mais.  Reparem que atrás da parede, fica oculta a máquina que lava e seca, uma pequena área reservada pra servir de lavanderia acomoda a máquina e um varal retrátil que é escondido quando chega visita!
Pia com armários sob medida garamte o melhor aproveitamento de espaço no banheiro, o revestimentos de azulejos foi totalmente trocado, foi instalado um modelo simples, barato e fácil de limpar, e apenas no box foi intalado até o teto, nas outras paredes foi mantido mais baixo. Na parede lateral do box, para colorir o ambiente e fugir do branco total, foram instalados azulejos antigos e super baratinhos, 4,00 a peça!
Na parede do vaso sanitário, a parede recebeu tinta azul claro e módulos onde ela expõe sua coleção de perfumes.

Uma dica legal para evitar umidade e mofo no banheiro é procurar saber se o prédio tem fosso de ventilação e se a janela do banheiro tem saída para ele, isso evita que o vapor do banho se instale no banheiro e na casa pois pode trazer mofo para as paredes, móveis e toalhas. Nesse projeto, o box fica fechado por completo, da parede ao teto, e o vapor fica retido apenas lá dentro do box, indodiretamente para a janela que está voltada para o fosso de ventilação do prédio; Móveis no tom da parede são estreitos na medida para guardar tudo o que precisa e garantir a passagem no corredor entre a pia e a privada.


Projeto de reforma e decoração do pequeno ambiente, algumas paredes derrubadas, piso revestido com cimento queimado em todo o ambiente, móveis comprados na medida, ambientes integrados, cor nos acessórios como quadros, almofadas e pequenos revestimentos.


2 comentários:

Manô disse...

Adorei a materia!
Super interessante!!
Bjoks s2

Manô

Isabella Patricia Oliveira Madeira da Silva disse...

Oi Manô, muito obrigada, volte sempre!!! Bjão!

Comente pelo face