terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dicas pra receber....

Confesso que nesses quase 6 anos de casada e dona de casa, recebi muito poucas pessoas em minha casa... por muitos fatores dos quais pretendo até o fim do ano mudar... acho que por não me sentir tão á vontade em casa, sou muito perfeccionista e se não for fazer algo muito bom prefiro não fazer, pelo fim de semana ser o momento de descanso da maioria (principalmente do meu marido) e também porque nos finais de semana prefiro comer fora e respirar novos ares...hehehehe.
Mas tudo isso está mudando, pois acabamos de comprar nossa nova casa, da qual estou extremamente feliz e na expectativa pra transformá-la em um verdadeiro lar aconchegante e com a minha cara; Também porque acredito que nesse novo espaço conseguiremos manejar melhor o nosso trabalho e teremos mais tempo pra nos aventurar em receber gente em casa,  ah e sem contar que até que enfim perdi o medo de ousar tomando decisões!!!
Esse ano foi um ano muito especial pra mim, onde resolvi agir e fazer acontecer, tudo começou a melhorar depois de tomar atitudes mais pró ativas e decisões importantes, continuo com essa mesma perspectiva na vida a partir de agora, e como já disse ser um pouco perfeccionista, principalmente quando se trata de receber bem as pessoas, estou procurando várias dicas legais de pratos e decoração de mesas, afinal:
  Receber é uma arte, e uma arte da qual ainda não estou familiarizada! Pensando nisso, já estou fazendo uma pastinha com várias referências e inspirações das quais pretendo compartilhar um pouco com vcs aqui, vamos ao que interessa? 
Então lá vai: 6 dicas para receber bem:
1) Variedade e boa quantidade: Se o evento é informal ou vc receberá muita gente e não cabe todo mundo á mesa, o ideal então, é espalhar pela mesa, aparador e mesinhas vários petiscos e porções para que todo mundo possa se sentir á vontade, comendo em pé, no sofá, na varanda e etc... nesses casos um som ambiente é bem vindo, e as bebidas tb devem ficar em um local de fácil acesso.
2) Programe-se: Se vc marcou com a visita o almoço para meio-dia, ao meio-dia sua casa já deve estar limpa, a mesa posta e a comida no forno quase pronta.... tem coisa mais desagradável do que você chegar para um almoço e perceber que a anfitriã está com roupa de Amélia, descabelada que acabou de colocar a panela pra esquentar? Imprevistos acontecem, ligue, comunique e peça ajuda a todos da casa para conseguir agilizar e não atrasar.

3) Empenhe-se: Comida bonita sempre ganha pontos.... capriche nas montagens dos pratos, ou pelo menos na decoração da comida servida. E não se esqueça do mais importante: O sabor! Domine a receita e sirva com segurança!

4) Não exagere: Sempre quando for utilizar um serviço específico á mesa, comunique a todos para não haver surpresas e constrangimentos, e só use a formalidade quando for necessário e ciente de que as pessoas saibam lidar com um serviço de mesa desses, se você optar pelo serviço á francesa por exemplo, você necessitará de um garçom que já esteja familiarizado com a etiqueta e terá que dispor de espaço suficiente á mesa.

5) Criatividade:  Você não precisa cozinhar coisas diferentes, mas pode servir de um modo diferente como por exemplo salada dentro de taças como entrada para uma refeição leve ou como parte de um coquetel, ideal para dias frescos e/ou festas.

6) Capriche: Decorar a mesa demonstra delicadeza e cuidado, os detalhes sempre impressionam! Flores sempre são bem vindas e velas dão charme.

Imagens via: Pinterest / Quintal, bar e restaurante / Eddie Ross/




2 comentários:

Tainá oliveira disse...

Que gracinha não sabia que você já era casada, você parece ser tão novinha... Mais que bom felicidades na nova casinha...Fico doidinha pra ter a minha logo ^^ bjão fofa

Mafia das empolgadas

Isabella Patricia Oliveira Madeira da Silva disse...

Oi Tainá, tudo bem? Obrigada pelo elogio!!! Hehehehe, embora eu seja nova mesmo, tenho só 24 anos, é que eu me casei novinha, tinha apenas 18 anos.... e só agora conseguimos comprar nossa casinha, por isso estou tão animada com tudo!!!

Comente pelo face